LAM

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) continua afastada da Câmara de Compensação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) desde outubro de 2024, devido a dívidas acumuladas. A suspensão prejudica a reestruturação da empresa, que enfrenta falência técnica e continua a somar prejuízos, mesmo dispondo de cerca de 130 milhões de USD para investir na compra de aviões próprios.

A IATA, que reúne cerca de 350 companhias aéreas de 120 países, oferece através da sua Câmara de Compensação (ICH) um sistema de liquidação financeira entre companhias aéreas e agências de viagens. Estar fora deste mecanismo impede que a LAM venda bilhetes integrados com outras transportadoras, e o mesmo se aplica a parceiros, como a Emirates, que suspendeu a parceria desde a penalização.

Dívidas Pagas, Mas Suspensão Mantida

Segundo Jacinto Uqueio, Director de Controlo de Participações do Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE), a LAM já liquidou a dívida com a IATA. O anúncio foi feito em entrevista ao CIPCAST, podcast do Centro de Integridade Pública, onde foi revelado que o pagamento foi uma das medidas prioritárias do novo Conselho de Administração liderado por Dane Kondić.

A dívida, estimada em 205 milhões de USD e acumulada entre outubro de 2024 e abril de 2025, colocou Moçambique no topo da lista de países com maiores valores não transferidos para companhias aéreas no mundo.

Apesar do pagamento, a readmissão da LAM na ICH ainda não foi concretizada. Segundo Uqueio, a situação está ligada à “engenharia de financiamento em curso” no processo de reestruturação.

Impactos e Perspectivas

Enquanto não regressa à ICH, a LAM só consegue vender bilhetes para destinos que ela própria opera, limitando o seu alcance comercial e a ligação com o mercado global. O regresso ao sistema é considerado crucial para a recuperação financeira e operacional da companhia, permitindo-lhe voltar a aceder às plataformas globais de reservas e emissão de bilhetes.

Leave a Comment:

Your email address will not be published. Required fields are marked *