Um avião de carga Boeing 747 operado pela ACT Airlines, sob contrato da Emirates, derrapou na pista do Aeroporto Internacional de Hong Kong e caiu ao mar na madrugada desta segunda-feira, resultando em duas mortes confirmadas.

O voo EK9788, proveniente do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, chegou por volta das 3h50 da manhã, quando perdeu o controlo durante a aterragem.

Detalhes do acidente

O Departamento de Aviação Civil de Hong Kong confirmou que duas pessoas que se encontravam num veículo de assistência do aeroporto morreram ao cair no mar.
Os quatro membros da tripulação foram resgatados do avião e levados para o hospital.

De acordo com a ACT Airlines, o avião estava a operar sob um contrato wet lease, ou seja, alugado com tripulação, manutenção e seguro incluídos.
A Emirates esclareceu que não havia carga a bordo no momento do acidente.

Imagens e danos

Imagens divulgadas pelos meios de comunicação de Hong Kong mostram o Boeing 747 parcialmente submerso próximo do paredão do aeroporto.
A parte dianteira do avião ficou visível acima da água, enquanto a cauda parece ter-se partido, possivelmente devido ao impacto violento.

Encerramento da pista norte

A pista norte do aeroporto foi imediatamente encerrada após o acidente.
Entretanto, as outras duas pistas continuam operacionais, de modo a não interromper o fluxo de voos comerciais.
O Aeroporto Internacional de Hong Kong é um dos mais movimentados da Ásia e foi construído em terrenos recuperados do mar, a norte da ilha de Lantau.

Investigações em curso

O Departamento de Aviação Civil de Hong Kong afirmou estar a cooperar com as companhias envolvidas e com autoridades internacionais de segurança aérea para determinar as causas do acidente.

A Emirates Cargo reforçou recentemente a sua frota com dois Boeing 747 alugados à ACT Airlines, para responder ao aumento da procura por transporte aéreo global.



Leave a Comment:

Your email address will not be published. Required fields are marked *